sábado, 23 de fevereiro de 2013

Feliz Aniversário

Não lembro exatamente quando fora o dia, mas lembro a vontade que eu tive... De escutar a tão aclamada Here Comes The Sun. 
Era uma música altamente familiar aos meus ouvidos, devido a alguns covers que escutara por aí (sendo o mais conhecido destes para mim o do filme Bee Movie). Era algo mágico, me acalmava... E sempre tive uma mania de conhecer a versão original de covers (O que me levou a conhecer bandas simpáticas como Pilot e Katrina And The Waves), e logo descobri que essa música era dos Beatles. Eles já haviam sido mencionados durante a minha infância, e inclusive já escutara algumas de suas músicas, Yellow Submarine, na primeira série, e tinha uma leve lembrança da melodia de I Want To Hold Your Hand de algum lugar.
Porém nunca foram meu centro de atenções. Não tinha muitos gostos formados, principalmente na música. Escutava o que ouvia em séries de tv, já que mal sabia (ou podia) mexer em um computador, devido a vários problemas internos... Mas isso não é o ponto principal. O que vinha ao caso é que nada conhecia sobre essa banda, principalmente seus integrantes (quando Paul McCartney veio tocar no Brasil pela segunda vez, gerou uma enorme repercussão e várias matérias de jornal falando de sua época nos Beatles, e eu simplesmente fiquei impressionada em descobrir que ele era um Beatle, aliás). Mas nunca tive curiosidade (ou oportunidade) em conhecer... Então um dia aprendi como baixar músicas do jeito mais simples (4shared), e logo a vontade de baixar essa música na versão original veio. Descobri que era dos Beatles, e logo li esse nome pela primeira vez: George Harrison. Compositor e cantor dessa música. Baixei, de primeira não tendo muito interesse. Mas um tempo depois, comecei a ouvir mais vezes e quando me dei conta, já não largava de ouvir. (curioso que um dos meus fones estava quebrado, então não ouvira de primeiro a linda introdução com aquele violão tão gostoso de ouvir, só desfrutando dessa sensação tempos depois) A voz de George era incrívelmente doce, e tão natural... A música não era composta de efeitos eletrônicos e muito menos tinha uma letra fútil...  Na época estava com alguns problemas emocionais, confusa, perdida... E aquela canção veio a calhar. Logo fui conhecendo mais sobre Beatles, baixando em seguida I Want To Hold Your Hand e lendo sobre a banda, principalmente sobre George... Ele parecia tão diferente.
Eu observava pessoas (via internet) em sua maioria admirarem mais John Lennon, mas não sei por que, apenas não simpatizava tanto com este... A música de George parecia tão mais interessante aos meus ouvidos do que qualquer um deles. Era um homem tão simples. E foi o único que ouvi alguma coisinha da carreira solo, mesmo que não tanto (não se enfureçam comigo, posso não ter escutado agora mas nada garante que nunca escutarei). Sou uma admiradora tão recente dele... (um ano mais ou menos) E de música também. Mas já acho que comecei bem. As cítaras que George colocava nas músicas influenciadas pela cultura indiana eram mágicas, um som tão místico. E acho que isso me influenciou a criar um gosto por música psicodélica, por mais que eu não seja uma expert no assunto. Muitos dizem que psicodelia é tudo uso de drogas, e talvez seja mesmo. Mas o som soa tão amável no meu ouvido, me fazendo imaginar estados de paz... Não sei como explicar direito. E gosto de letras com assuntos variados, não apenas músicas românticas ou críticas sociais.
Hoje em dia não escuto tanto Beatles. Outros sons me puxaram, e me agrado com eles... Não conheço tanto ainda, mas pretendo.
Mas sempre que me dá uma vontade, ligo o Windows Media Player ou o meu celular, havendo 90% de chance de ser uma música composta por George.
Hoje este gênio faria 70 anos, se estivesse aqui. Antes meu conceito de morte era algo trágico, mas fui mudando... Por mais que ele não possa mais comemorar de fato um aniversário, o lado bom é que ele está livre, espero que aonde ele acredita ir após a morte...
Feliz aniversário, George Harrison, e muito obrigada por me fazer realmente gostar de música. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário